Entendendo Except Intersect e Union
Olá amigos!
Não é de hoje que vejo o pessoal que está iniciando com SQL tendo problemas como EXCEPT, INTERSECT e UNION, ou não sabendo que eles existem. Desta forma, vamos à explicação!
A principal ideia destas cláusulas é "somar" e "subtrair" os registros de duas ou mais consultas.
UNION ALL e UNION
Iniciando com o UNION ALL, ele permite unir os registros de duas consultas. No exemplo abaixo, temos a tabela @A com os registros José, Maria e João, e a tabela @B com os registros Maria, Guilherme e Vitória.
Como no caso o registro Maria com ID 2 está presente nas duas tabelas, com UNION ALL, o registro irá se repetir. Caso queira que os registros iguais não se repitam, basta usar UNION, conforme o exemplo abaixo.
Internamente no SQL no SGBD, o que o UNION faz é um UNION ALL seguindo de um DISTINCT, ou seja, as duas consultas abaixo tem o mesmo plano de execução no SGBD e funcionam da mesma forma.
SELECT ID, NOME FROM @A
UNION
SELECT ID, NOME FROM @B
SELECT DISTINCT ID, NOME
FROM (
SELECT ID, NOME FROM @A
UNION ALL
SELECT ID, NOME FROM @B
) AS C
Plano de execução
Desta forma, evite usar UNION quando UNION ALL já é o suficiente.
EXCEPT
Quando se quer que apareçam os registros da tabela A que não são iguais aos da tabela B, temos a opção de ‘subtrair’ os registros utilizando EXCEPT.
INTERSECT
Por fim, o uso de INTERSECT permite uma intersecção entre as consultas. Que diabos é intersecção? Então, seria como exibir somente os registros que as duas consultas têm em comum.
Seja o primeiro a comentar.